
Moradores e visitantes do Canto do Forte são privilegiados quando o assunto é paisagem. Fora o óbvio horizonte do mar, nosso bairro conta com uma moldura pra lá de especial: o Parque Estadual Xixová-Japuí.
São 900 hectares de bioma preservado da Mata Atlântica, que conta com ecossistemas marinho, costão rochoso, praia arenosa, mata de restinga e mata de encosta. Tudo isso em meio de área densamente povoada, no coração da Baixada Santista.
Mas, afinal, o que significa Xixová-Japuí?
Xixová e Japuí são os nomes dos dois maiores morros que integram o Parque. Segundo o Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, “Xixová” significa “morro pontudo” e “Japuí” é “morro grande que mostra a entrada do rio ou porto”.
O morro do Xixová também é considerado um “barômetro natural”, pelo fato de que, reza a lenda, quando seu topo está encoberto por nuvens, é sinal de chuva que se aproxima. Dessa forma, é possível que o nome dele também seja referente ao termo “xixixi”, que é sinônimo de garoa e chuva fina no Nordeste do país.
Há controvérsia também na origem de “Japuí”. Pode estar relacionado a uma possível ocorrência, em tempos idos, de uma ave chamada “japu”, da mesma família do chupim e do melro.
Foto e texto: Esther Zancan MTB 81372/SP
http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/parques-e-reservas-naturais/parque-estadual-xixova-japui/
Uma resposta para “Parque Xixová-Japuí: por que eles são conhecidos por esses nomes?”
Adorei, Muito lindo tudo isso!!!
NOSSO país abençoado
CurtirCurtir