As obras do Programa Onda Limpa, da Sabesp, tiveram seu lançamento oficial nesta sexta (31) em solenidade realizada na Praça Duque de Caxias, no Canto do Forte.
Estiveram presentes ao evento o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão; o secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido; diretores da Sabesp e da construtora responsável pela obra; autoridades municipais e vereadores.
Mourão iniciou seu discurso lembrando a figura de Saturnino de Brito, engenheiro sanitarista responsável pelo início do saneamento básico em nossa Região, mais especificamente em Santos, que teve como uma das iniciativas o antigo emissário que passava pelo Canto do Forte em direção ao mar. O prefeito também destacou a importância do saneamento básico para evitar gastos com a saúde: “Saneamento básico é saúde!”, disse. E lembrou que as obras vão fomentar mais ainda o turismo na cidade.
“Trago um abraço do governador João Doria, que hoje está em Brasília”. Dessa forma, o secretário Penido deu início a sua fala no evento. Penido enfatizou que o estímulo ao meio ambiente é benéfico a todos, não apenas às matas: “Nós somos o meio ambiente”.
No fim do lançamento, Mourão e Penido, acompanhados por diretores da Sabesp, adentraram o prédio do Emissário Submarino, localizado também na Praça Duque de Caxias, e posaram para fotos com funcionários e no manejo de uma retroescavadeira.
O Programa Onda Limpa
O Programa da Sabesp visa melhorar a qualidade de vida de moradores e turistas da Baixada Santista, com a despoluição de praias, rios e canais. Serão quatro milhões de pessoas beneficiadas (1,8 milhão fixa e 2,2 milhão flutuante) nas noves cidades da Região (Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Cubatão, São Vicente, Santos, Guarujá e Bertioga).
Nessa fase atual, as obras englobam o remanejamento de redes coletoras de esgoto nos bairros Canto do Forte, Boqueirão e Sítio do Campo; início do Programa Se Liga na Rede (execução e ramais interdomiciliares); implantação do sistema de esgoto e saneamento no Bairro Princesa; prolongamento de dois emissários submarinos, localizados no bairro Canto do Forte e Tupi; além da implantação de duas estações de pré-condicionamento (EPC) nesses locais. A previsão é que os trabalhos se estendam até 2021.
Dentre os benefícios que a iniciativa deve trazer à população, destacam-se a recuperação da balneabilidade das praias; a despoluição de rios e canais; incentivo ao turismo e geração de empregos e renda; redução do número de internações por doenças de veiculação hídrica e redução dos índices gerais de mortalidade, em especial a infantil.
Texto: Esther Zancan MTB 81372/SP
Fotos: Esther Zancan e Leniro Guedes





Uma resposta para “Obras do Programa Onda Limpa são lançadas em solenidade no Canto do Forte”
Faça pelos seus que eles te apoiarão. Vamos pra cima!!
CurtirCurtido por 1 pessoa