O mutirão de limpeza da praia do Canto do Forte, realizado no último sábado (10) pela ONG ECOMOV e com o apoio da AMOFORTE, contou com a participação de 22 voluntários e, em 40 minutos, eles realizaram uma varredura em uma área de 15 mil m².
Com a ajuda do detector de metais, foram extraídos à 40 cm de camada de areia fragmentos como chaves, anéis, lacres de latinhas e até pilhas. Mas o destaque negativo mesmo ficou por conta das bitucas de cigarro. Foram 1326 unidades, somando 48,9% dos dois mil e cem resíduos coletados. 33,3% eram de embalagens de alimentos de consumo local, como salgadinhos e canudos (703 unidades). Lembrando que essas embalagens são muitas vezes confundidas pelos animais marinhos com alimento.
Então, fica o alerta: quando for à praia, leve uma sacolinha para recolher seu lixo e depois descartar em local apropriado. Cuidado com as bitucas de cigarros, elas não se decompõem tão facilmente quanto imaginamos e contém substâncias tóxicas. Atenção ao micro lixo plástico, que os animais marinhos acabam ingerindo. Nada de deixar resíduos metálicos, eles ficam anos enterrados na areia. Um praia limpa é bom para todos: natureza, moradores, turistas e gerações futuras. Pense nisso!
Texto: Esther Zancan MTB 81372/SP Foto: ONG ECOMOV
