
A esperança de conseguir a tão almejada oportunidade no mercado de trabalho foi renovada para 20 pessoas na manhã desta segunda-feira (4). Elas foram as primeiras participantes do programa AMOQUALITY, iniciativa da Associação de Moradores do Bairro Canto do Forte (AMOFORTE), em Praia Grande, para a capacitação profissional focada em excelência no atendimento ao cliente e encaminhamento para vagas.
O curso, com duração de 6 horas divididas em duas aulas, acontece no Palácio das Artes de Praia Grande (PDA) e é ministrado pela pedagoga, neuropsicopedagoga e gerente de RH Katia Almeida, que também possui experiência com palestras, workshops e capacitações. “Espero que os alunos saiam daqui construindo um atendimento humanizado e com laços significativos”, disse Katia.
Pé Direito
“O programa AMOQUALITY já teve início com o pé direito. Até quinta-feira desta semana, 60% dos alunos dessa primeira turma serão contratados. Eles passarão por entrevistas e avaliação com a nossa parceira, a empresa de recursos humanos RHF Talentos. O empresariado local vem acreditando muito no nosso trabalho e vem buscando essa parceria, essa mão de obra capacitada”, falou Leniro Guedes, presidente da AMOFORTE.
A capacitação é totalmente gratuita para os alunos. O foco no atendimento ao cliente foi decidido a partir de pesquisas realizadas por Leniro Guedes junto ao empresariado da Baixada Santista. Elas apontaram a necessidade de uma oferta de mão de obra capacitada em atendimento, principalmente para os setores comercial e de turismo, amplamente difundidos em nossa Região.
Boa Notícia
A próxima turma terá aulas no período da tarde da próxima quarta e quinta-feira (dias 6 e 7 de novembro). E, a boa notícia é que ainda há vagas. Os interessados devem enviar currículo para o e-mail amoforte.rh@hotmail.com até esta terça (5). Já os empresários interessados em contratar podem entrar em contato pelo Whatsapp da AMOFORTE – (13) 99146-7139.
Ao final do primeiro dia de aulas, Leniro Guedes contou um pouco como foi a experiência: “Esse primeiro dia de aulas do AMOQUALITY foi bem construtivo. Houve muito diálogo, troca de experiências entre os alunos. Muitos chegaram a relatar a falta de chance para qualificação nessa área. O mercado era carente desse tipo de iniciativa até a AMOFORTE oferecer essa oportunidade. Pretendemos fechar parcerias com mais empreendedores. Estamos só começando, mas já foi um grande passo!”.
O presidente da AMOFORTE destacou também a importância de uma mudança de mentalidade do empresariado, que ainda opta por descartar os trabalhadores ao invés de capacitá-los. “Fazer a substituição do trabalhador é muito mais oneroso, devido aos encargos trabalhistas, do que investir em capacitação. Todo investimento tem seu retorno. É preciso acordar para essa realidade.”
Texto: Esther Zancan MTB 81372/SP Fotos: Divulgação/AMOFORTE


